Telefone do INSS: saiba como entrar em contato com o órgão

Você sabia que é possível ter acesso aos serviços do contribuinte pelo telefone do INSS? O número conta com apenas três dígitos e todas as pessoas do país podem entrar em contato com o Instituto através dele. 

Alguns dos serviços que podem ser obtidos através do telefone são solicitação de benefício, consulta e acompanhamento dos processos previdenciários, resultado de perícia médica, entre outros.

Acompanhe o texto até o final e saiba como entrar em contato com o órgão através do telefone do INSS.

Qualquer dúvida, conte com um advogado especialista em INSS. Saiba quem é esse profissional clicando aqui.

Serviços oferecidos pelo INSS

Não há restrição nos serviços oferecidos pelo INSS disponíveis no telefone do INSS. Os serviços vão desde o autoatendimento até o contato com um atendente humano. No menu do telefone do INSS há três opções para o segurado escolher.

A primeira opção é falar com o atendente para:

  • Obter informações;
  • Realizar inscrição na Previdência Social;
  • Agendar dia e hora para ir a uma agência fazer perícia médica;
  • Requerer benefício;
  • Agendar pedidos de prorrogação (PP) e reconsideração (PR);
  • Acertos de dados constantes do Cadastro Nacional de Informações Social (CNIS);
  • Atualizar os dados cadastrais;
  • Emitir a Certidão de Tempo de Contribuição (CTC).

Outra opção é o atendimento eletrônico para:

  • Consultar data e hora da perícia agendada;
  • Saber a situação de seu benefício;
  • Obter o resultado do pedido de revisão de benefício;
  • Obter o resultado do pedido do CTC.

Por último, ainda é possível fazer denúncia, elogio ou reclamação, que serão encaminhados para o setor de Ouvidoria.

Qual é o telefone do INSS?

O telefone do INSS é o 135 e atende das 07h às 22h, de segunda-feira a sábado, conforme horário de Brasília. Fora desses horários, o segurado poderá ligar, porém está disponível somente o autoatendimento.

É possível realizar o telefonema através do telefone fixo ou celular e aguardar o atendimento. Dependendo da necessidade do segurado, ele poderá escolher entre o autoatendimento e ser atendido por uma pessoa.

A central de atendimento pode ser usada por todos os cidadãos, principalmente os aposentados e pensionistas da Previdência Social.

Como ligar para o INSS pelo telefone fixo?

Para ligar no telefone do INSS pelo telefone fixo, o cidadão pode utilizar um aparelho fixo ou público – orelhão. Mesmo que o número não seja um 0800, a ligação feita pelo telefone fixo é sem custo, ou seja, de graça.

Se não conseguir telefonar ou se a ligação cair, o recomendado é ligar novamente e insistir no atendimento ou tentar por outro meio, como, por exemplo, pelo telefone celular.

Como ligar para o INSS pelo celular?

Ligar para o INSS pelo celular é uma opção. Porém, diferente da ligação feita pelo telefone fixo, é cobrado o valor de uma ligação local. Em algumas operadoras, inclusive, a chamada é fora do pacote contratual do cliente. Isto é, se o plano do segurado é pré-pago, talvez seja necessário contratar créditos extras.

Pessoas de fora do país também podem optar pela ligação pelo celular e fazê-la normalmente. Apenas é necessário ficar atento às tarifas locais.

O INSS atende pelo WhatsApp?

O INSS não atende pelo WhatsApp. Alertamos até para que os cidadãos e segurados tomem cuidado com os golpes comuns na plataforma. O INSS não possui serviço de atendimento ao público via WhatsApp. Os únicos canais de atendimento do INSS é o número 135 e o portal Meu INSS

Vale alertar também que o INSS não solicita dados e documentos pessoais pelo aplicativo ou por SMS. O Instituto também não entra em contato direto com o segurado para solicitar dados e fotos de documentos. Se isso acontecer, pode se tratar de uma fraude. O recomendado é sempre ligar para o 135 e confirmar a situação.

Documentos necessários para o atendimento INSS

Como na maioria dos atendimentos telefônicos, é importante ter fácil acesso a alguns documentos para a identificação na central. O cidadão, aposentado ou pensionista que ligar no telefone do INSS deve repassar as informações pessoais básicas ou ter em mãos:

  • Número do CPF (Cadastro de Pessoa Física);
  • Número de inscrição na Previdência Social;
  • Número do NIS/PIS/PASEP (para empregado com carteira assinada);
  • Número do NIT (para os contribuintes individuais, facultativos e domésticos);
  • Número do benefício (NB);
  • CNPJ/CPF do empregador.

Em nenhum dos casos, são solicitadas senhas ou dados financeiros confidenciais. Isso trata-se de mais uma possibilidade de golpe. O segurado deve sempre desconfiar e tomar muito cuidado para evitar de cair em falsas ligações do INSS.

Protocolos de atendimento

Cada nova ligação ou solicitação irá gerar um número de protocolo de atendimento. Além disso, cada número de benefício diferente pode gerar um protocolo individual. Isso acontece porque, apesar do titular ser o mesmo, cada benefício tem uma identificação única.

O protocolo de atendimento serve para resgatar o histórico de um pedido já em andamento ou avaliação. Por exemplo, se o segurado quiser retomar um assunto solicitado pelo telefone do INSS, basta informar o respectivo protocolo aberto anteriormente.

Esse mesmo protocolo poderá ser utilizado também no acompanhamento virtual, pelo portal Meu INSS, seja pelo site ou aplicativo. Dessa forma, o interessado consegue dar sequência no atendimento de forma online.

É importante anotar o número de protocolo de atendimento que é oferecido no final da ligação. Porém, é possível consultar um protocolo gerado nos canais de atendimento do INSS pelo site ou app Meu INSS

Basta acessar o portal, clicar em “Agendamentos/Solicitações” e “Ir para Consultar Pedidos”. Nessa página, serão exibidos os protocolos abertos e/ou em andamento. Também será possível consultar os protocolos de atendimento já encerrados.

Entenda como funciona o processo previdenciário clicando aqui.

O INSS conta com diversos serviços e muitos segurados têm dúvidas sobre os benefícios oferecidos pelo Instituto. Ter um canal de atendimento confiável é o ideal para auxiliar na resolução dos problemas e questionamentos. Este é o objetivo do telefone do INSS.

Ficou com alguma dúvida sobre o Telefone do INSS? Compartilhe conosco aqui nos comentários. E lembre-se: a CMP Advocacia está à disposição para lhe auxiliar com todas as suas necessidades previdenciárias.

Se inscreva no nosso blog.

E não perca nenhum conteúdo.