Notícias do INSS hoje: importância de acompanhar e por onde

 

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) é uma autarquia do Governo do Brasil vinculada ao Ministério da Economia que recebe as contribuições para a manutenção do Regime Geral da Previdência Social (RGPS) e garante o direito aos benefícios previdenciários aos brasileiros. Por essas razões, é de suma importância que os trabalhadores acompanhem as notícias do INSS hoje em dia.

Cerca de 28% dos brasileiros recebem algum pagamento do INSS, mas não são apenas esses que devem ficar atentos. Todos aqueles que aguardam o momento da aposentadoria também precisam acompanhar as novidades da área previdenciária. 

Acompanhe o texto até o final e entenda a importância e por onde acompanhar as últimas notícias do INSS hoje.

Clique aqui e tenha acesso aos principais assuntos do INSS e da Previdência Social.

 

Por que acompanhar as notícias do INSS

O Instituto Nacional do Seguro Social foi criado em 1990 e é uma autarquia do governo responsável pela Previdência Social. Isto significa que o seu objetivo é a responsabilidade em cuidar dos pagamentos como aposentadoria, pensão por morte e auxílio-doença por exemplo. 

Para entender a importância de acompanhar as notícias do INSS, basta entendermos o que é a Previdência Social. Ela é um seguro público que garante renda aos trabalhadores na aposentadoria. Todos os trabalhadores CLT, ou seja, com carteira assina, são automaticamente filiados ao INSS. Porém, autônomos e contribuintes individuais também podem contribuir com o regime.

A função principal é substituir a renda do segurado quando ele não é capaz de trabalhar, seja por velhice, no caso das aposentadorias, ou situações como doença e acidente, caso de outros benefícios previdenciários.

Cada um desses benefícios conta com requisitos e regras específicas, que podem mudar com a entrada de novas legislações. Um exemplo recente disso foi a Reforma da Previdência em vigor desde 2019 que alterou de forma significativa muitas das aposentadorias existentes.

Então, porque você deve acompanhar as notícias do INSS? As leis mudam e o seu direito pode ser alterado junto com elas. Estar sempre acompanhando as novidades do Instituto é a segurança que você tem de estar também acompanhando os seus direitos previdenciários.

Quais as últimas notícias para os aposentados do INSS? No próximo tópico, mostraremos onde encontrar essas informações.

Onde encontrar notícias e informações do INSS

Para se manter atualizado com as notícias do INSS hoje, é preciso encontrar informações em fontes confiáveis. O trabalhador ou segurado que quer estar em dia com as novidades do órgão tem a opção de acompanhar portais de conteúdo que falam sobre o tema. Mas fique atento! Como falamos, a legislação pode ser alterada e estes portais também devem acompanhar essas mudanças.

É preciso também diferenciar estes conteúdos de dúvidas relacionadas aos benefícios específicos de cada segurado. Para essas situações, assim como dados referentes ao INSS, é recomendado encaminhar ao INSS ou contar com a ajuda de um advogado especialista em direito previdenciário.

Confira agora alguns portais que separamos que tratam sobre assuntos do INSS:

Portal CMPPrev

Não poderíamos deixar de iniciar essa lista falando do nosso Portal CMPPrev. Somos um escritório de advocacia fundado em Santa Catarina e que atua, atualmente, em todas as regiões do país, exclusivamente na resolução das questões que envolvem o Regime Geral de Previdência Social (INSS), os Regimes Próprios de Previdência Social (RPPS), a Previdência dos Militares e, ainda, os Regimes Complementares e fundos de pensão.

Ou seja, estamos por dentro de tudo o que acontece no universo da Previdência Social, e, por isso, somos referência também quando o assunto é conteúdo sobre o INSS. Além de nosso portal, com diversos textos dos mais diversos assuntos da área, ainda compartilhamos informações pelo canal do Youtube e pelas Redes Sociais

Site oficial do Ministério do Trabalho

Sites oficiais do Governo são sempre ótimas fontes e confiáveis para se informar. Quando falamos sobre INSS, você pode acessar o site oficial do Ministério do Trabalho. Este é um órgão do Governo Federal responsável pela política e pelas diretrizes para a geração de emprego e renda e de apoio aos trabalhadores brasileiros. 

Nestes últimos tópicos entra a Previdência Social, que tem como objetivo manter a renda e o apoio financeiro daqueles que exercem atividade laboral e contribuem com o INSS. Por isso, que você irá encontrar informações sobre aposentadorias e outros benefícios no site do Ministério do Trabalho.

Além disso, segundo o decreto nº 8.894, de 2016, compete ao mesmo Ministério as políticas salariais, as políticas de modernização das relações de trabalho no país, a fiscalização do trabalho, a aplicação de sanções previstas na legislação e nas normas coletivas.

Portal G1

Os portais de notícias dos principais jornais do país também são ótimas fontes para as novidades do INSS e o que acontece no mundo da Previdência Social. Um deles é o Portal G1, da Globo, que é líder de audiência no jornalismo digital no Brasil.

Desde 2016 no ar, o G1 conta com uma estrutura híbrida com profissionais que integram o Grupo Globo, jornalismo da TV Globo e do globo.com. Atualmente, atinge em média mais de 55 milhões de usuários por mês, segundo a Comscore. São redações em todos os estados do Brasil, presente nas redes sociais e tem versões para aplicativos IOS e Android.

Como forma de atualização sobre o INSS, o G1 é uma plataforma confiável com uma equipe de jornalistas sérios que acompanham tudo que acontece no Brasil e no mundo. Além disso, tem a vantagem de poder se informar em qualquer lugar pelo celular.

Site da Veja

Outro portal de notícias grande e confiável é o site da Veja, do Grupo Abril. Vertente da revista Veja lançada em 1968, conta com mais de 50 anos de experiência em jornalismo. Este é um dos pontos que agregam como fonte segura quanto às últimas notícias do INSS hoje e também outros assuntos importantes da atualidade.

Estes portais acompanham as mudanças na legislação brasileira, e vão muito além da Previdência Social. Se você quer se manter atualizado quanto ao que acontece no INSS, precisa acompanhar o site da Veja e também os outros portais citados.

Agora, se você procura informações sobre a sua vida laboral e possibilidade de benefícios para o seu caso, o melhor caminho é o Planejamento Previdenciário. Clique aqui e saiba mais.

Se você se interessa pela Previdência Social, está próximo de se aposentar ou já é segurado e quer se manter atualizado, é essencial que acompanhe as últimas notícias do INSS hoje. Acompanhar os principais portais de informações sobre o tema é importante para entender os seus direitos e as mudanças nas leis previdenciárias. 

Lembramos mais uma vez que a CMPPrev conta com um portal online completo com todas as informações atuais do mundo previdenciário. Além disso, temos um newsletter semanal com os novos conteúdos compartilhados em nosso site, canal de Youtube e Redes Sociais. Inscreva-se e fique por dentro.

Ficou com alguma dúvida sobre as notícias do INSS hoje? Compartilhe conosco aqui nos comentários. E lembre-se: a CMP Advocacia está à disposição para lhe auxiliar com todas as suas necessidades previdenciárias.

Se inscreva no nosso blog.

E não perca nenhum conteúdo.