Escritório de Advocacia Digital
O desenvolvimento da tecnologia tem tornado a digitalização uma tendência em todas as áreas, principalmente após a pandemia de Covid-19, que acelerou essa necessidade de adaptação e inovação no mundo inteiro.
Para se ter uma ideia, entre março e maio de 2020, as vendas de e-commerce no Brasil cresceram em 10 semanas o equivalente aos 10 anos anteriores, segundo um estudo da Atlantico. Mas o fenômeno não ficou restrito a esse segmento: o digital deixou de ser um aspecto extra para se tornar algo essencial em nosso dia a dia.
Na advocacia, não é diferente. As transformações no comportamento das pessoas diante da evolução tecnológica trouxeram a necessidade de mudança, levando ao surgimento do escritório digital de advocacia.
Se você quer saber o que é, como funciona e quais são os benefícios desse modelo inovador de atendimento, continue lendo!
O que é um escritório digital?
O conceito de escritório digital se refere a um novo modelo de negócio que usa recursos tecnológicos para realizar atendimentos e otimizar processos.
No âmbito jurídico, a utilização de um escritório digital é uma forma de se adaptar às novas necessidades dos clientes em meio à crescente digitalização.
Quando você pensa em um escritório de advocacia, provavelmente faz uma associação com armários cheios de documentos e pilhas de papéis se acumulando sobre as mesas. Com o avanço desse modelo digital, contudo, esses espaços vêm substituindo os arquivos físicos pelos documentos digitais, e, o atendimento presencial, pelo formato online.
Isso não significa que o modelo tradicional de escritório irá desaparecer, afinal, há pessoas sem acesso à internet e algumas demandas que exigem soluções presenciais. Mas é certo que o digital crescerá cada vez mais, revolucionando a vida dos advogados e de seus clientes com resultados como agilidade e eficiência.
Como funciona um escritório digital de advocacia?
Pode-se dizer que o principal diferencial do escritório digital está na forma de atendimento. O seu uso abre uma série de possibilidades para os clientes, que podem optar por vários canais de comunicação virtuais para falar com advogados especialistas. Valem formulários online, e-mail e até redes sociais, como Whatsapp e Facebook.
Os clientes conseguem tirar dúvidas e contratar serviços diretamente da sua casa, sem precisar ir presencialmente até o escritório do advogado, o que torna o processo bem mais simples e cômodo.
Também é possível enviar e receber documentos diretamente por esses meios. Com isso, outra característica do escritório digital é o armazenamento de arquivos em nuvem, com uma substituição dos papéis por documentos e processos digitais. A proposta garante mais sustentabilidade, segurança e organização dos arquivos.
Quais as vantagens de um escritório digital na advocacia?
Uma dos maiores benefícios do escritório digital de advocacia é o oferecimento de maior conforto e comodidade ao cliente.
Hoje, grande parte das pessoas prefere resolver seus problemas de forma virtual – é por lá que fazem compras, pagam contas e agendam consultas médicas, por exemplo. Com o escritório digital, elas conseguem tratar suas questões jurídicas de maneira online.
Esse atendimento acaba garantindo uma proximidade maior entre cliente e advogado, já que há disponibilização de um canal direto de contato que pode ser usado para orientações e retirada de dúvidas cotidianamente.
Além de ser mais conveniente e acessível, o modelo poupa tempo, considerando que o cliente não precisa perder minutos e até horas do seu dia com deslocamentos ou reuniões presenciais que poderiam ser facilmente resolvidas com um e-mail ou uma troca de mensagens instantâneas. Ou seja, há mais agilidade e praticidade.
Isso sem contar que, em um momento de pandemia como o que vivemos em 2020, essa possibilidade de comunicação remota é essencial.
A digitalização do escritório ainda permite que os clientes possam continuar com seus atendimentos mesmo em situações de mudanças ou viagens. As barreiras físicas são eliminadas e o escritório de advocacia pode se dedicar a pessoas em qualquer lugar do mundo.
A otimização do tempo também favorece os advogados, que, assim, conseguem aumentar a sua dedicação aos processos e acabam tendo mais produtividade, eficiência e velocidade na obtenção dos resultados.
Por fim, vale destacar que o escritório digital prioriza o armazenamento de dados e documentos no ambiente virtual, o que traz mais segurança. Todas as informações necessárias sobre um determinado cliente ou processo podem ser encontradas de forma fácil e rápida, o que tanto pode agilizar a execução do trabalho, como evitar eventuais problemas.
Um escritório digital não prejudica o atendimento ao cliente?
Apesar do avanço da digitalização, algumas pessoas ainda têm certa resistência com relação ao atendimento online. No entanto, a proposta do escritório digital é utilizar a tecnologia para melhorar a vida do cliente, oferecendo um atendimento ágil, prático e eficiente, sem deixar de lado nenhum valor da advocacia tradicional.
Mesmo online, o serviço prestado não deixa de ser ético, humano e cuidadoso. Além disso, todas as dúvidas continuam sendo respondidas de forma didática e transparente nesse formato.
A ideia é manter a mesma qualidade de um atendimento presencial, com o diferencial de trazer muito mais facilidades e benefícios para o cliente.
E os processos não são prejudicados em nenhum momento, até porque grande parte deles já correm de forma online normalmente.
Na área previdenciária, por exemplo, praticamente tudo pode ser resolvido diretamente pelo site ou aplicativo do INSS. Nos processos judiciais, o acompanhamento pode ocorrer eletronicamente de qualquer lugar pelos sites dos tribunais de justiça.
Escritório digital da CMP
Aqui na CMP Advocacia Previdenciária, os clientes podem optar tanto pelo atendimento presencial, como pelo digital.
Quem prefere contar com as facilidades do escritório digital, pode entrar em contato com nossos advogados especialistas por WhatsApp ou por meio de uma consulta digital que pode ser agendada diretamente no site.
Depois, ainda é possível definir a melhor forma de dar andamento e acompanhar o processo, optando pelo atendimento mais prático para o seu caso.
A CMP também oferece uma série de conteúdos jurídicos de alta qualidade online, permitindo que qualquer pessoa tenha acesso fácil a informações essenciais de questões previdenciárias por meio do seu blog, canal no Youtube e perfis no Instagram e Facebook.
Nessas redes, advogados especialistas respondem cotidianamente diversas dúvidas que surgem de interações, em um modelo inovador de prestação de serviços jurídicos.
Se você está em busca de um advogado e prioriza um atendimento ágil e eficiente, não deixe de contar com o apoio de um escritório digital de advocacia.