
Aposentadoria Rural: Quem tem direito e como comprovar [2021]
3 Comentários
/
Por: Dra. Nathalia Kalinka Sonntag
Assunto: Benefícios
Por: CMP Advocacia | Assunto: Aposentadoria
Na última terça-feira (17), o presidente Michel Temer assinou Decreto que antecipa o pagamento da 1ª parcela do 13º Salário de aposentados e pensionistas do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social). Confira abaixo todas as informações sobre a gratificação de Natal ou “abono anual”, quando será pago, quem tem direito e saiba como acompanhar o recebimento da quantia.
O que é o 13º salário?
Também classificada como “abono anual”, ou “gratificação natalina”, o décimo terceiro salário instituído em Lei nº 4.090/1962, é uma garantia daquele trabalhador que tem a carteira de trabalho assinada ou para os aposentados e pensionistas do Instituto Nacional de Seguridade Social – INSS.
Quem tem direito a receber o adiantamento?
O pagamento desse valor é devido aos segurados que, durante o ano, receberam benefícios previdenciários como aposentadoria, pensão por morte, auxilio doença, auxilio reclusão ou salário maternidade.
Aqueles segurados que já recebiam ou começaram a receber em janeiro deste ano, receberão metade do valor do benefício.
Importante! O segurado que começou a receber em fevereiro, terá o valor do adiantamento do 13º diferenciado, pois será proporcional ao número de meses que recebeu.
Como é feito o cálculo do pagamento?
A realização desse cálculo do 13º é semelhante a dos trabalhadores ativos. A única diferença é que não serão meses trabalhados . A quantia será parcelada em duas vezes e será pago conforme previsto no § 3º da Lei nº 4.090: “O valor da gratificação será proporcional aos valores relativos a aposentadoria ou pensão do trabalhador, mesmo que seja feitas as verificações proporcionais anterior ao mês de dezembro fracionadas conforme a data da primeira parcela paga” .
Incentivo do Governo
O Decreto nº 9.447/2018 prevê a liberação de 50% do valor do benefício no próximo mês (agosto) para os aposentados e pensionistas, somatizando o equivalente à R$21 bilhões.
Como acompanhar o recebimento do 13º salário?
O aposentado ou pensionista poderá acompanhar o recebimento da quantia pela internet, no site do INSS (Instituto Nacional de Seguridade Social) ou pelo aplicativo Meu INSS. Além do valor, é possível verificar a data provável de pagamento e outros serviços.
Não deixe de exercer os seus direitos e no caso de dúvidas, busque auxílio de um profissional especializado!
Por: Dra. Nathalia Kalinka Sonntag
Assunto: Benefícios
Por: Matheus
Assunto: blog
Por: Dra. Katiussia da Silva Bitencourt
Assunto: Aposentadoria
Por: Dra. Isabella Nobrega Werlich
Assunto: Aposentadoria
Por: Dra. Ana Luiza Antunes
Assunto: Aposentadoria
Por: Dr. Victor Hugo Coelho Martins
Assunto: Aposentadoria
Por: Dr. Thiago Pawlick Martins
Assunto: blog
Por: Dra. Katiussia da Silva Bitencourt
Assunto: Aposentadoria
Por: Dra. Isabella Nobrega Werlich
Assunto: Aposentadoria
Por: Dra. Ana Luiza Antunes
Assunto: Aposentadoria
O escritório Coelho, Martins e Pawlick Advocacia Previdenciária, é Banca de Advogados Previdenciaristas, fundada em 2011 e devidamente registrado nos quadros da Ordem do Advogados do Brasil, Seccional de Santa Catarina, sob o nº 1792. Nossa atuação usufrui dos aportes tecnológicos, utilizando eticamente as novas ferramentas de comunicação em prol da eficácia do trabalho prestado, e em conformidade com os parâmetros e limites da Lei nº 8.906/1994, que trata do Estatuto da Advocacia e Ordem dos Advogados do Brasil; da Resolução nº 02/2015, que Aprova o Código de Ética e Disciplina da Ordem dos Advogados do Brasil – OAB; e, do Provimento nº 94/2000, que dispõe sobre a publicidade, a propaganda e a informação da advocacia. Não prestamos consultas gratuitas. Nosso serviço de agendamento é o contato inicial com o cliente que busca nosso atendimento. Utilizamos para filtro inicial de assunto, demanda ou tema e – após identificado – há o encaminhamento para propositura de proposta de serviços administrativos ou jurídicos, bem como de honorários e percentuais de remuneração, em conformidade com a Tabela de Honorários Advocatícios mínimos aplicados pelas Seccionais da OAB vigentes em cada Estado da Federação e do Distrito Federal, para efeitos de aplicação do Artigo 22 da Lei nº 8.906/1994.