Confira as

nossas notícias

Como calcular INSS atrasado?

Compartilhar em:

08.04.2019

Calcular INSS atrasado

Existem duas formas de calcular o valor das suas contribuições ao INSS em atraso, sendo que uma contempla as parcelas vencidas a mais de cinco anos e a outra trata dos atrasos inferiores a esse prazo.

 

 

Atrasos inferiores a cinco anos

Nesse caso o cálculo pode ser efetuado diretamente no site oficial da Receita Federal. Mediante o preenchimento dos períodos em aberto, o próprio sistema fará o cálculo do valor a ser pago. Também é de livre escolha do segurado a definição do o valor que contribuirá ao INSS.

 

Contribuições pendentes a mais de cinco anos

O cálculo do valor é baseado na média de 80% de suas maiores contribuições, já corrigidas a partir de julho de 1994 até o mês anterior ao do requerimento. Sobre o valor médio incide multa de 50% e juros de 0,5% ao mês, limitado a 50%. O segurado não pode escolher o valor que irá contribuir.

 

Contribuição em atraso antes de 1996 (livre de multa e juros)

Embora só a partir de 1996 foi estabelecida a cobrança de juros e multa sobre as contribuições em atraso, o INSS inclui a incidência das taxas também nos cálculos referentes a períodos anteriores.
Por isso, se você ainda não efetuou o pagamento das contribuições que antecedem 1996, e mesmo que já tenha efetuado, é possível solicitar a correção do cálculo ou devolução dos valores já pagos por meio de ação judicial.

 

CALCULE O VALOR DAS CONTRIBUIÇÕES EM ATRASO AQUI

 

Calcular INSS atrasado

Receba em

primeira mão

Notícias sobre área da saúde e bem-estar

Ops já vai?

Dúvidas sobre aposentadoria?

Na CMPPREV, acreditamos que é possível se aposentar sem sair de casa. Conduzimos diversos casos previdenciários virtualmente de maneira prática, eficiente e segura, sempre prezando pela transparência com o cliente em cada etapa do caso.