PROVA DE VIDA: Se você, aposentado, pensionista ou que recebe algum outro benefício assistencial, perdeu o prazo do Prova de Vida do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), encerrado nesta última quarta-feira (28), poderá ter o seu benefício bloqueado.
O que isso significa?
Que aqueles que não fizeram a atualização cadastral, validando os dados junto à instituição que recebe o benefício, poderão ter o seu pagamento interrompido.
Mas como evitar que isso ocorra?
Primeiramente, saiba que a suspensão do benefício não será definitiva! Isso significa que poderá ser restabelecido assim que o interessado comparecer ao banco e regularizar a sua situação, ou seja, assim que realizar a comprovação de vida.
O beneficiário tem o prazo de dois meses após a data do último recebimento para regularizar a sua situação diretamente no seu banco pagador.
Os documentos necessários para normalizar a situação junto ao INSS, pode ser algum dos documentos de identificação listados abaixo:
– Carteira de Identidade
– Carteira de Trabalho
– Carteira de habilitação
E se caso você também não fizer isso, passado esses dois meses, somente poderá reativar e solicitar os valores que deixou de receber em uma das agências do INSS.
Se você aposentado ou pensionista não estiver residir mais no Brasil ou se por qualquer outro motivo, se encontrar impossibilitado de procurar a agência bancária, deverá enviar um procurador ao instituto.
Entenda mais sobre o que é o Prova de Vida:
Diante da necessidade de comprovar se o segurado está vivo e poder continuar recebendo seu benefício, o INSS instituiu como exigência que os aposentados e pensionistas validasse os dados cadastrais, comparecendo diretamente ao banco pagador.
O Prova de Vida é uma medida adotada com o objetivo de evitar fraudes e pagamentos indevidos.