Confira as

nossas notícias

Contribuição previdenciária do médico residente

Compartilhar em:

13.04.2017

O tempo de atividade exercida pelo Médico Residente deve ser computado para efeito aposentadoria por tempo de contribuição

Contribuição Previdenciária de Médicos Residentes

O médico residente é filiado ao Regime Geral de Previdência Social – RGPS como contribuinte individual. (Art. 4º, §1º da Lei nº 6.932/1981, com redação dada pela Lei nº 12.514/2011 e Decreto 3.048/99, art. 9º, § 15, X).

Em relação às contribuições para o RGPS, a regra geral estabelece que o empregador é obrigado a arrecadar a contribuição previdenciária do residente, mediante desconto correspondente a 11% do total da remuneração paga, observado o limite contribuição.

Entretanto, este percentual sobe para 20% quando o residente atua em entidade beneficente de assistência social isenta da contribuição social.

A responsabilidade pelo recolhimento da contribuição passou a ser da empresa a partir da edição da Lei 10.666/03. A empresa fica obrigada a arrecadar a contribuição do residente e recolher o valor correspondente, observado o teto do INSS.

O pagamento ao INSS se dará juntamente com a contribuição da empresa até o dia 20 do mês seguinte ao da competência. Esta data de vencimento foi estabelecida pela Lei n° 11.933, de 28/04/2009. Além de cumprir a data de recolhimento, a pessoa jurídica é obrigada a efetuar a inscrição dos residentes como contribuintes individuais, quando ainda não inscritos no INSS.

A alíquota de contribuição previdenciária patronal incidente sobre a remuneração paga ao contribuinte individual é de 20%.

É importante destacar que a obrigação de retenção e recolhimento se estende, também, a entes de direito público que contratem contribuintes individuais para a prestação de serviços eventuais, como dispõe o art. 216-A do Dec 3.048/99 (Regulamento da Previdência Social).

Vale lembrar que o respectivo tempo de atividade exercida pelo médico residente pode ser computado para efeito de aposentadoria voluntária por tempo de contribuição.

 

Saiba mais sobre Aposentadoria de Médicos

 

 

Receba em

primeira mão

Notícias sobre área da saúde e bem-estar

Ops já vai?

Dúvidas sobre aposentadoria?

Na CMPPREV, acreditamos que é possível se aposentar sem sair de casa. Conduzimos diversos casos previdenciários virtualmente de maneira prática, eficiente e segura, sempre prezando pela transparência com o cliente em cada etapa do caso.