Confira as

nossas notícias

Consultoria Previdenciária: o que é, para que serve e vantagens

Compartilhar em:

13.01.2022

Consultoria Previdenciária

A Consultoria Previdenciária serve para ter um planejamento adequado da aposentadoria. Este é um assunto que traz muitas preocupações para as pessoas: como será na hora de solicitar a aposentadoria? Ou em casos de invalidez?
É importante estar em dia com as contribuições, sejam elas por meio de CLT ou contribuição por vontade própria. Só assim o segurado terá acesso aos benefícios previdenciários.
Além disso, a Consultoria Previdenciária também é importante para as empresas. Ela pode garantir que a pessoa jurídica esteja em conformidade legal, evitando multas e autuações por práticas irregulares.

Outro serviço importante para quem quer estar preparado para a aposentadoria é o Planejamento Previdenciário. Clique aqui e entenda o que é.

O que é uma consultoria previdenciária?

A consultoria previdenciária é um serviço pautado em estudos e levantamentos de dados para identificar falhas e/ou irregularidades cometidas por segurados e por organizações. No caso das empresas, o objetivo central é prevenir autuações previdenciárias pelo INSS.
Dentro da consultoria, são desenvolvidas ações que possam corrigir os erros já existentes e outras que tenham o intuito de prevenir novos deslizes. É também responsabilidade da consultoria identificar possíveis restituições em casos de pagamentos excessivos.
Não há um momento certo para fazer uma consultoria previdenciária, porém o ideal é que seja uma ferramenta preventiva. Isto significa que ele deve antecipar situações e corrigir as inconformidades antes de qualquer negativa ou fiscalização da Previdência Social.

Para que serve uma consultoria previdenciária?

Para os segurados, pessoa física, a consultoria previdenciária serve para simular antecipadamente o benefício do INSS com as suas regras existentes. Com isso, é possível prever qual será a aposentadoria mais vantajosa e o tempo de trabalho ou contribuição para aumentar o valor do salário na aposentadoria.
O trabalhador pode tomar decisões mais conscientes, nos limites de sua situação econômica e de seu histórico profissional. Por exemplo, ele pode decidir se aposentar mais cedo com um benefício menor ou pode trabalhar mais com um salário maior de benefício.
Durante essa análise, podem ser notadas irregularidades de contribuições para o INSS, como atraso nos pagamentos. A consultoria previdenciária pode ajudar também a resolver esse problema e definir qual a melhor forma para resolvê-lo.
Para as empresas, a consultoria previdenciária serve para prevenir a empresa em relação às possíveis fiscalizações. A Previdência Social, ou o próprio trabalhador, pode verificar irregularidades nos pagamentos para o INSS. Quando isso acontece, a empresa pode sofrer com multas e punições.
Por outro lado, o serviço também permite identificar créditos passíveis de compensação ou restituição. Do mesmo modo que ocorrem erros que geram débitos, ocorrem erros que geram acréscimos. Por exemplo, pagamentos efetuados além do devido em nome de um colaborador.

Quais as vantagens de uma consultoria previdenciária?

Como já vimos, há muitas vantagens em contratar uma consultoria previdenciária, seja em atuação para pessoa física quanto para pessoa jurídica. Confira agora algumas delas em detalhes:

Evita-se erros

A primeira vantagem é evitar erros. Com um plano de investigação e planejamento é possível identificar possíveis erros e também desenvolver ações para que eles não ocorram mais. Além disso, com uma consultoria frequente, é possível estar sempre atualizado quanto às alterações legislativas e se adaptar às novas regras.
A consultoria é diferente da fiscalização. Ela propõe medidas de correção das falhas e orienta sobre os riscos que se corre e como evitá-los.

Identificação de débitos

Outra vantagem da consultoria previdenciária é a identificação de erros no momento do recolhimento das contribuições, seja pelos próprios trabalhadores quanto pelas empresas. Isso pode gerar problemas na hora de se aposentar e penalidade legais, além de insegurança dos colaboradores.
A consultoria pode trazer mais segurança quanto a este detalhe, e na execução correta de todos os processos burocráticos.

Diminuição de custos

Toda ação de uma empresa com o objetivo de prevenir multas e autuações fiscais está reduzindo custos futuros. Outra coisa que deve ser levada em conta é que terceirizar uma consultoria previdenciária traz uma economia significativa em relação à manutenção de um funcionário interno.

Revisões de aposentadorias

Há muitos casos em que o advogado previdenciário encontra possíveis erros ou aplicação incorreta da legislação que resultam em um salário menor do qual é realmente devido ao aposentado ou pensionista. Isso é possível verificar durante a consultoria previdenciária e análise do cálculo do benefício atual.
Alguns exemplos do que pode acontecer é ter períodos trabalhados não contabilizados ou se aposentar por meio de uma categoria de aposentadoria que não é a mais benéfica para o segurado. Ainda é possível que o funcionário não era registrado ou que não teve a contribuição previdenciária recolhida pela empresa.
Se essa é a sua realidade, você pode ter o auxílio da consultoria previdenciária e do advogado especialista para entrar com uma revisão de aposentadoria.

Planejamento previdenciário

O segurado também tem a vantagem de ter um planejamento previdenciário por meio da consultoria previdenciária. Com este planejamento é possível simular a sua aposentadoria pelas regras existentes, verificar os requisitos necessários e como atingi-los, e os valores que podem ser recebidos como salário da aposentadoria.
Assim fica mais fácil tomar decisões com base na situação econômica e histórico profissional. Algumas ações importantes é entender quanto tempo mais será preciso trabalhar e quais os valores das contribuições que se deve pagar.

Por que vale a pena investir na consultoria previdenciária?

A consultoria previdenciária deve ser feita por uma empresa especialista em Previdência Social e com advogados que estejam atualizados quanto à legislação vigente.

A CMP Prev é uma empresa especialista em consultoria previdenciária e pode dar todo o suporte necessário para o segurado e/ou para uma organização que precisa se manter alinhado com as leis previdenciárias, evitando prejuízos, sejam financeiros ou legais.
Contamos com uma equipe de profissionais de alta performance totalmente alinhados e atualizados quanto às exigências do INSS e dos órgãos fiscalizadores do Governo. Tudo isso para identificar questões e traçar o planejamento ideal a curto, médio e longo prazo.
São mais de 15 profissionais especialistas e mais de 20 anos de experiência.
Durante toda essa trajetória, percebemos que cada caso é um caso e deve se tratar individualmente. É assim que funciona a nossa consultoria previdenciária também. Analisamos todos os pontos e documentos necessários e montamos um plano de ação que auxilia segurados e/ou empresas.
Atendimentos online são uma excelente alternativa para consultar os advogados e esclarecer dúvidas, principalmente em serviços preventivos, como é o caso da consultoria previdenciária.
Vale ressaltar que, mesmo online, são prestados com pessoalidade e atenção. Isso porque, atualmente, há ótimas ferramentas de comunicação e também com outras funções importantes, como o envio de documentos.

Entenda como funciona a advocacia digital clicando aqui.

A consultoria previdenciária é muito importante para quem quer ter mais segurança na hora de solicitar a aposentadoria e também para empresas que querem se manter dentro da legislação, sem correr riscos. O serviço é feito por empresas especializadas com advogados previdenciários.
>Além de saber os detalhes de cada aposentadoria, ter ajuda de um especialista pode fazer a diferença quando o assunto é selecionar o melhor benefício.
Pensar na aposentadoria de forma preventiva e antecipar as possibilidades e possíveis problemas, já mapeando e resolvendo as soluções possíveis. A consultoria é uma das melhores ferramentas de organização e programação para a tão sonhada e desejada aposentadoria.

 

Receba em

primeira mão

Notícias sobre área da saúde e bem-estar

Ops já vai?

Dúvidas sobre aposentadoria?

Na CMPPREV, acreditamos que é possível se aposentar sem sair de casa. Conduzimos diversos casos previdenciários virtualmente de maneira prática, eficiente e segura, sempre prezando pela transparência com o cliente em cada etapa do caso.