Seu benefício INSS foi cortado? Descubra aqui se é possível recuperá-lo

Seu benefício INSS foi cortado? Descubra aqui se é possível recuperá-lo

Em um País que convive diariamente com tantas fraudes acerca do dinheiro público, a criação de mecanismos para protegê-lo é urgente. Para amenizar o problema e facilitar seus processos, de tempos em tempos a Previdência Social faz um pente fino em cada benefício INSS.

O motivo é só um: identificar possíveis pagamentos pós óbito (que estejam sendo feitos de maneira irregular, para representantes legais) e demais danos contra o sistema.

Tudo seria perfeito, se os cortes fossem feitos apenas em cadastros que há muito deveriam ter sido excluídos.

Pois é, falhas nesse modelo são mais comuns do que gostaríamos. O resultado não é nada diferente de um transtorno enorme para os beneficiários que estão recebendo de forma legal, e de repente são pegos pela surpresa de um cancelamento.

Entretanto, vamos agir com cautela nessa hora. Caso você esteja passando por essa injustiça, tal qual tantos outros brasileiros, nós temos algumas informações que irão aliviar a sua tensão. 

Sim, é totalmente possível reverter a decisão do INSS e neste artigo nós lhe contaremos como.

 

O que é o Pente Fino do INSS?

Na prática, o Pente Fino do INSS é uma revisão que tem por finalidade promover uma redução na concessão de Aposentadoria por InvalidezAuxílio Doença, BPC-LOAS, Auxílio Reclusão, Aposentadorias em geral e Pensão por Morte

Para você ter uma ideia do tamanho dessa análise, somente no primeiro trimestre de 2020, mais de 300 mil segurados foram convocados. Este chamamento pode ocorrer através do banco onde o cidadão recebe o benefício, de e-mail ou carta via Correios. Portanto, mantenha seus dados atualizados no cadastro.

 

Quando se trata de benefício INSS, é sempre importante atentar-se aos prazos

Quando acontece uma chamada do INSS e o segurado não se apresenta, o sufoco fica ainda maior. É que para recorrer de uma suspensão de benefício, há um período de tolerância correspondente a 30 dias.

 

Mas, isso não garante que você irá readquirir o direito ao benefício INSS!

Ao comparecer dentro do tempo estipulado pelo Instituto, o recurso administrativo será aberto a partir de uma defesa. Se julgá-la ineficiente ou improcedente, a Previdência Social terá total liberdade para suspender o pagamento de vez.

 

Quanto tempo o segurado ficará aguardando uma resposta do INSS?

Pela legislação, o recurso será avaliado em até 85 dias. Contudo, a espera pode sim ser maior. O interessante dessa situação é que, se o INSS confirmar que houve um erro e que o segurado necessita receber o benefício, será possível o pagamento retroativo.

 

Perícia médica conta dentro desse tempo limite?

Se a concessão de seu benefício depende de uma perícia médica, é essencial que você entre em contato com o órgão  – através do telefone 135, site ou aplicativo Meu INSS – para agendá-la o mais brevemente possível. Não conseguir realizá-la, não será uma desculpa aceitável para o INSS.

 

A forma mais eficiente de reaver o benefício INSS que foi cortado, é contando com a justiça

E para atuar lado a lado com você nesta causa, advogados previdenciários são os profissionais certos. Recuperar seu direito ao benefício INSS na justiça é forma mais rápida e menos desgastante.

Deixe sua documentação, dados e laudos médicos (se necessários) à mão e atualizados. Evite aquele estresse por não ter tudo o que precisa para desfazer o engano.

Com o pente fino do INSS, a quantidade de pessoas que decidiram recorrer é enorme, acredite. 

 

Uma orientação bônus, de quem entende de benefícios INSS:

Se de alguma forma o benefício estiver sendo pago indevidamente, ficará determinada a devolução de todos os valores. Portanto, aja sempre na forma da lei!