Confira as

nossas notícias

Auxílio-doença 2023: saiba tudo e veja as novas regras!

Compartilhar em:

18.07.2023

O auxíliodoença, também chamado de benefício por incapacidade temporária, é um seguro previdenciário

O auxílio–doença, também chamado de benefício por incapacidade temporária, é um seguro previdenciário concedido ao segurado que tiver algum problema de saúde.

Além disso, para que o cidadão tenha direito ao auxílio-doença, ele deverá estar total ou parcialmente incapaz de desempenhar suas atividades habituais por mais de 15 dias.

Inclusive, é importante mencionar que este benefício difere do auxílio–acidente, o qual possui natureza indenizatória. 

Quer aprender mais detalhes sobre o auxílio-doença e quais os requisitos para que o benefício seja solicitado?

Então, continue conosco e boa leitura!

O que é o auxílio-doença?

A lei nº 8.213/91, em seu artigo 59, trata, especificamente, de um dos direitos mais importantes do cidadão brasileiro: o auxílio-doença, um benefício pago pela Previdência Social. 

Inclusive, esse benefício é destinado a substituir o salário em período de incapacidade ocasionado por doença, acidente ou prescrição médica excepcional.

Importante ressaltar que o auxílio–doença não tem o objetivo de proteger a doença e, sim, a incapacidade para o trabalho.

Pessoas confundem isso com o fato de estar doente ou o caso de ter sofrido algum acidente seja motivo para receber o benefício. 

Na verdade, o que ocorre é que a pessoa pode estar doente e não ser incapaz de desempenhar suas funções rotineiras no trabalho.

Assim, o auxílio–doença é concedido ao segurado impedido de trabalhar, devido doença ou acidente, por mais de 15 dias. 

Sendo necessária a comprovação de incapacidade temporária em exame realizado pela perícia médica da Previdência Social.

Não se exige que o segurado esteja incapaz para toda e qualquer atividade, mas sim que o segurado esteja impossibilitado de realizar seu trabalho atual ou atividade habitual.

Os primeiros 15 dias, no caso de trabalhadores com carteira assinada, são pagos pelo empregador.

Após esse período, a Previdência Social custeia o afastamento. Para os demais segurados, a Previdência paga o auxílio por todo o período de afastamento.

Como o auxílio-doença funciona?

O benefício previdenciário do auxílio-doença é garantido àqueles trabalhadores que, comprovadamente, encontram-se em estado de incapacidade ou impossibilidade temporária de desempenho do trabalho, necessitando de um período de afastamento maior que 15 dias consecutivos.

Desse modo, o trabalhador na qualidade de segurado do INSS solicita ao instituto a realização de perícia médica. Sendo comprovada a necessidade de afastamento superior ao período mencionado, o INSS concederá o benefício do auxílio-doença.

Ou seja, como direito assegurado pela Previdência Social aos trabalhadores com incapacidade temporária, o auxílio-doença constitui um benefício com objetivo de assistir financeiramente o segurado.

Para que isso ocorra, o trabalhador deve cumprir com as diretrizes do INSS à concessão do benefício por doença. São eles:

  • ter cumprindo período de carência de, no mínimo, 12 meses de contribuição
  • ser qualificado como segurado do INSS por meio do desempenho do trabalho remunerado ou recolhimento por autônomo
  • possuir, comprovadamente, situação de saúde incapacitante e de natureza temporária

Quando tais quesitos são cumpridos, o trabalhador é, então, passível de assistência do INSS em suas modalidades previdenciárias. Dentre elas, o auxílio-doença.

Quais as diferenças entre o benefício acidentário e previdenciário?

Auxilio doença diferenças

 

O benefício pode ser concedido na espécie acidentária (B91) ou previdenciária (B31).

Dessa forma, será acidentário, como o próprio nome sugere, quando decorrente de acidente ou doença ocupacional; e previdenciário nos demais casos.

Assim, há diferenças entre o benefício acidentário e previdenciário, no que tange alguns aspectos:

Os segurados que são abrangidos

O benefício acidentário só pode ser concedido aos segurados empregados urbanos e rurais, trabalhadores avulsos e segurados especiais.

Mais recentemente, os trabalhadores domésticos também passaram a poder receber o benefício. Para os demais segurados, sempre será na modalidade previdenciária.

Carência

Na modalidade acidentária não há carência. No auxílio doença previdenciário a carência é 12 contribuições mensais, exceto quando ocorrer acidente ou doenças graves especificadas em lei.

Reflexos na relação trabalhista

Apenas o auxílio doença acidentário gera direito à garantia de emprego ao segurado empregado.

Conversão de auxílio doença previdenciário em acidentário

O que pode acontecer é a empresa cadastrar o benefício sob a espécie equivocada, por exemplo, cadastrar com espécie 31, auxílio doença previdenciário que deve ser concedido nos casos de doença ou acidente comum.

Não decorrente das atividades laborais, e que desobriga a empresa de uma série de responsabilidades.

A espécie 31 não confere todos os direitos assegurados aos que recebem a espécie 91 – auxílio doença por acidente do trabalho – como a estabilidade no emprego, a manutenção dos depósitos do fundo de garantia (FGTS) e a garantia do custeio do tratamento médico e hospitalar.

Além disso, em relação às questões previdenciárias, o tempo de afastamento por conta do acidente será diferente em cada espécie.

Nos casos em que for verificada incorreção na espécie do benefício com o enquadramento incorreto do motivo do afastamento das atividades, o trabalhador deve requerer a conversão para não ter seus direitos suprimidos.

Mas é preciso ficar atento! Mesmo sendo um direito incontestável, o processo de requerimento de conversão do auxílio doença não costuma ser simples, exigindo complexidade documental e burocrática.

É importante conhecer os seus direitos e contar com advogados especializados em Previdência para auxiliar na hora da conversão.

Afinal, quem tem direito ao auxílio doença?

Quem tem direito a este benefício é o segurado que está incapaz de trabalhar ou de efetuar a sua atividade habitual.

Também deve seguir mais dois requisitos: o cumprimento da carência e ter qualidade de segurado.

Todos os requisitos do benefício devem estar presentes no momento do fato gerador do benefício, ou seja, na data de início da incapacidade.

Veremos mais sobre cada um dos requisitos no próximo tópico deste texto.

Quais requisitos precisam ser cumpridos para se beneficiar?

Auxilio doença requisitos

Como já citamos, o segurado deve cumprir três requisitos para requerer o benefício, que são: qualidade de segurado, carência e incapacidade laboral.

Abaixo, elencamos as especificidades de cada um. Confira!

Qualidade de segurado

Importante destaque deve ser dado à questão da qualidade de segurado da previdência, condição para assegurar o gozo do benefício.

Ter qualidade de segurado significa que a pessoa tem direito a receber um benefício do INSS.

Adquire esta condição a pessoa física que exerça:

  • Atividade remunerada;
  • Efetiva ou eventual;
  • De natureza urbana ou rural;
  • Com ou sem vínculo de emprego

Salvo os casos nos quais a legislação define a pessoa como segurada independentemente de remuneração.

Aquele que, independentemente de remuneração, se filia facultativamente à Previdência Social, ostenta também a qualidade de segurado.

Mesmo sem contribuir para o sistema a pessoa ainda mantém esta qualidade por certo período. Denominado período de graça, a saber:

  • Por período indeterminado, quando em gozo de benefício;
  • Até 12 meses após a cessação das contribuições, quando o segurado possuir menos de 120 contribuições mensais;
  • Até 24 meses, se possuir mais de 120 contribuições mensais sem ter interrompido as contribuições a ponto de perder a qualidade de segurado;
  • Até 36 meses, se, observada a hipótese anterior, for comprovada a permanência da condição de desemprego.

Por fim, vale dizer que o benefício será devido mesmo que a incapacidade seja detectada durante o período de graça.

Carência

O benefício também exige um período mínimo de carência, ou seja, um número mínimo exigido de contribuições para que o empregado faça jus ao recebimento do benefício previdenciário.

No caso da lei do auxílio doença, o trabalhador precisa contribuir para a Previdência Social por, no mínimo, 12 meses.

Essa carência do auxílio doença, por outro lado, não será exigida em caso de segurados que trabalham de carteira assinada, e sofram acidente de qualquer natureza ou de doenças previstas na legislação:

  • tuberculose ativa;
  • hanseníase;
  • alienação mental;
  • esclerose múltipla;
  • hepatopatia grave;
  • neoplasia maligna;
  • cegueira;
  • paralisia irreversível e incapacitante;
  • cardiopatia grave;
  • doença de Parkinson;
  • espondiloartrose anquilosante;
  • nefropatia grave;
  • estado avançado da doença de Paget;
  • síndrome da deficiência imunológica adquirida (AIDS) ou contaminação por radiação.

Quando há isenção da carência?

Essa carência do auxílio-doença, por outro lado, não será exigida em caso de segurados que trabalham de carteira assinada e sofram acidente de qualquer natureza ou de doenças previstas na legislação:

  • tuberculose ativa;
  • hanseníase;
  • alienação mental;
  • esclerose múltipla;
  • hepatopatia grave;
  • neoplasia maligna;
  • cegueira;
  • paralisia irreversível e incapacitante;
  • cardiopatia grave;
  • doença de Parkinson;
  • espondiloartrose anquilosante;
  • nefropatia grave;
  • estado avançado da doença de Paget;
  • síndrome da deficiência imunológica adquirida (AIDS) ou contaminação por radiação.

Incapacidade laboral

A incapacidade laboral é o principal requisito para o auxílio doença e pode ser resumida como a impossibilidade física ou mental para o exercício de uma atividade profissional.

Além da lei do auxílio doença, o INSS também possui a aposentadoria por invalidez que protege os segurados contra a incapacidade laboral.

Para requerer o benefício por incapacidade laboral é necessário ficar incapacitado para o seu trabalho ou para sua atividade habitual por mais de 15 dias – para empregados CLT, empregados domésticos e trabalhadores avulsos.

Esses 15 dias não precisam ser consecutivos, podendo somar 15 dias de incapacidade no prazo de 60 dias.

Nos casos de trabalhadores facultativos, MEIs, contribuintes individuais e outros, o auxílio doença é pago a partir do dia que começou a incapacidade.

Vale lembrar que um médico perito irá avaliar a severidade da incapacidade laboral e irá determinar o benefício que será concedido ao segurado.

Em regra, os segurados incapacitados de forma total para o exercício de qualquer atividade profissional, sem perspectiva de recuperação, têm o direito à concessão do benefício de aposentadoria por invalidez. Já quem possui perspectiva de recuperação tem o direito a concessão do benefício de auxílio doença.

Como fazer o pedido do auxílio-doença?

Auxilio doença pedido

A solicitação do benefício é realizada de maneira on-line, via portal Meu INSS. Por isso, o segurado não necessita, neste primeiro momento, de se dirigir ao INSS local para dar entrada no pedido de auxílio-doença.

Portanto, o primeiro passo é acessar o portal Meu INSS e clicar no ícone “Pedir Benefício por Incapacidade”. Posteriormente, o segurado seleciona o serviço relativo ao auxílio-doença.

Outra possibilidade é o agendamento via telefone 135. Neste ramal específico do INSS, o segurado será conduzido às opções relativas ao benefício citado.

Para maior assertividade e segurança durante todo o pedido do benefício é sempre recomendado a assessoria jurídica de escritório especializado em Direito Previdenciário.

Esses escritórios possuem a qualificação e especialização técnica no campo previdenciário, assim como experiência de mercado capaz de garantir processos com resultados positivos ao segurado e garantia do direito ao benefício.

Por isso, conte sempre com o acompanhamento técnico-profissional de advogados especializados no momento de dar entrada ao pedido do benefício, seguindo as recomendações e planejamentos estratégicos elaborados.

Qual a documentação necessária para pedir o auxílio doença?

Neste momento, o INSS solicita um conjunto de documentos que identifiquem o segurado. Posteriormente, é possível que o Instituto solicite documentos adicionais, tendo em vista o contexto da solicitação e a necessidade de informações complementares.

  • obrigatório: número do CPF
  • complementar: procuração pública ou termo de responsabilidade (no casos de procurador ou representante legal do segurado), documentos de identificação do procurador em condição de tutela, curatela ou termo de guarda

Qual é o valor do auxílio-doença?

Pela nova regra da Reforma da Previdência, o valor do auxílio corresponde a 91% do salário de benefício, que, por sua vez, consiste na média aritmética simples de todos os salários de contribuição.

Por exemplo, se o segurado contribuiu durante 30 meses, todo o valor será somado e dividido por 30.

Mas há um limitador em relação ao cálculo: o valor do benefício não poderá ultrapassar a média dos últimos 12 salários de contribuição, ou, no caso de não haver 12 contribuições, a média das contribuições existentes.

Para o segurado especial – rural, pescador artesanal e indígena –, o valor do auxílio doença será de um salário mínimo.

Como ficou o auxílio-doença após a Reforma da Previdência Social? O que mudou?

A Reforma da Previdência, vale mencionar, não alterou nenhuma regra do auxílio-doença. Logo, as regras já estabelecidas, permanecem as mesmas.

Quando o segurado começa a receber o auxílio doença?

O segurado empregado começará a receber o benefício do auxílio doença no 16º dia de afastamento, sendo os primeiros 15 dias de responsabilidade do empregador. Já os demais segurados recebem desde o primeiro dia de incapacidade.

É importante observar que apenas estão garantidas as datas previstas acima se o requerimento do auxílio doença se der no prazo máximo de 30 dias do afastamento.

Do contrário o benefício será devido apenas a partir da data do requerimento. Apenas em casos excepcionais este prazo é relativizado, como, por exemplo, o segurado estiver impossibilitado de requerer por motivo de força maior (ex. estado de coma).

Onde vou receber meu auxílio doença?

O INSS conta com instituições parceiras, sobretudo as federais (Caixa Econômica e Banco do Brasil), como os canais para o depósito e saque dos benefícios. Vale ressaltar que, na carta de concessão do benefício, os dados bancários e a instituição são informados.

Para saber em qual instituição o benefício será depositado, basta acessar o portal Meu INSS e conferir. Caso não tenha acesso à internet, ligue para o telefone 135.

Quando o auxílio doença se encerra?

Auxilio doença encerra

O benefício de auxílio doença deverá ser mantido enquanto durar a incapacidade, sendo obrigação do INSS encaminhar o segurado à reabilitação profissional, caso a perícia médica assim indicar.

É muito comum haver cessação do benefício por parte da previdência, mesmo o segurado ainda se encontrando incapaz para retornar ao trabalho.

Nestes casos, ainda que busquem o restabelecimento do benefício judicialmente, será devido o pagamento dos valores desde a cessação. Desde que comprove que não houve alteração do quadro clínico.

Lamentavelmente as perícias judiciais nem sempre garantem este pagamento de atrasados, sob o argumento de não identificarem a incapacidade no passado.

Mas na maioria dos casos é evidente que a pessoa não ficou capaz entre a cessação e a perícia judicial, principalmente quando se estiver falando de mesmos diagnósticos incapacitantes, geralmente ainda mais graves.

Assim, é obrigação dos peritos avaliar o conjunto de provas, a ponto de confirmar a incapacidade também naquele período.

Como podemos ver, é importante, antes de realizar o requerimento de auxílio doença, certificar-se de que cumpri com os três requisitos: qualidade de segurado, carência e incapacidade laboral.

Lembrando que, mesmo não estando em atividade de trabalho, o segurado tem direito ao benefício por incapacidade.

Além disso, é preciso verificar também a espécie do auxílio doença para receber os direitos corretos.

Se necessário, conte com o auxílio de um advogado especialista para analisar a sua situação e não ter os seus direitos prejudicados.

Como converter o auxílio doença em aposentadoria por invalidez? 

A diferença fundamental entre os benefícios de auxílio-doença e aposentadoria por invalidez é a natureza da incapacidade. No primeiro caso, o trabalhador encontra-se temporariamente incapaz, no segundo, permanentemente.

A conversão de um benefício para outro dependerá, portanto, da constatação do perito médico do INSS da alteração do quadro clínico de circunstancial para irreversível. Isso é, quando a doença, comprovadamente, evoluiu para um quadro de incapacidade permanente.

Desse modo, a conversão de um benefício para outro ocorrerá, essencialmente, a partir de nova perícia médica solicitada ao INSS. Desse modo, o Instituto comprova a evolução do quadro, encaminhando o pedido de benefício por invalidez.  

No entanto, não há um período pré-definido de prorrogação do benefício para a sua conversão em aposentadoria por invalidez. Isto é, o parâmetro adotado pelo INSS é a constatação, via perícia, da condição permanente e irreversível do quadro de saúde.

Por outras palavras, o segurado que, por motivos variados, apresentar um quadro de agravo nas condições de saúde deverá solicitar nova perícia junto ao INSS. Assim, novo processo será iniciado de modo que ocorra a conversão do benefício para aposentadoria por invalidez.

Em casos mais delicados, sob o aspecto jurídico, a instância judiciária pode ser acionada. Isto é, a partir de ação judicial proposta pelo segurado.  Nestes contextos, o auxílio e acompanhamento próximo do escritório de advocacia é essencial.

Advogados especializados em Direito Previdenciário, pela expertise e conhecimento técnico, elaboraram detalhadamente toda a argumentação e fundamentação legal para a contestação judicial.

Quem recebe auxílio doença pode trabalhar?

Não. O beneficiário do auxílio-doença, por fundamento, necessita de afastamento temporário das atividades laborais devido ao quadro de saúde debilitante. Desse modo, exercer atividades de trabalho durante o recebimento não é permitido.

Caso seja constatado que o segurado, mesmo com o recebimento esteja trabalhando, o benefício será cancelado. Uma vez que, nesta situação, pode se configurar fraude no processo de concessão do auxílio-doença.

Desse modo, o INSS caracteriza como trabalho aquelas atividades de natureza econômica, enquadrada em modalidade diversas de enquadramento de remuneração, que qualifique o segurado como ativo.

  • contratação CLT
  • contribuinte individual autônomo
  • MEI
  • trabalhador avulso

Portanto, é terminantemente proibido acumular o recebimento com o desempenho de atividades remuneradas e de natureza laboral.

O que fazer se o auxílio foi negado? Como tirar dúvidas ou entrar com uma Ação?

Essa é uma daquelas dúvidas bastante frequentes nos escritórios de advocacia. Muitos chegam com o pedido de auxílio-doença indeferido e não sabem como devem proceder.

Na verdade, o requerente pode abrir um novo pedido ou ingressar com um recurso contra o indeferimento do pedido, mesmo sem um advogado do lado.

Por outro lado, as chances de ter o pedido negado novamente são maiores, justamente por conta de toda parte burocrática que se faz necessária.

Dessa forma, contar com um escritório de advocacia especializado em previdência pode aumentar as suas chances de ter o pedido deferido.

Afinal, esse profissional possui o conhecimento necessário para que o segurado possa ter o seu pedido de auxílio-doença aprovado.

Para te ajudar nessa questão, você pode entrar em contato com a nossa equipe de atendimento e tirar todas as suas dúvidas.

Afinal, aqui, na CMP você conta com advogados especialistas em direito previdenciário, os quais são comprometidos e capacitados em garantir o seu melhor benefício.

Dessa forma, atuam sempre de forma segura, justa e bastante transparente!

Conclusão

O auxílio-doença é um benefício do segurado do INSS que, cumprindo as exigências previdenciárias, têm direito à assistência do Instituto por um período de afastamento do trabalhador por motivos de saúde incapacitante temporária.

Para ter direito ao recebimento do benefício, portanto, deve passar por perícia médica sob responsabilidade da Previdência Social que ateste a necessidade de afastamento por motivos de saúde.

Como vimos, segurados com recebimento deste benefício não podem desempenhar atividades econômicas com remuneração e enquadramento contratual de qualquer natureza. Isso é, voltar ao trabalho implica no cancelamento do benefício.

Isso devido ao pressuposto e princípio fundamental do benefício como um recurso de assistência enquadrada no sistema de Seguridade Social que permite ao Estado contribuir com a subsistência financeira do trabalhador em condição de saúde debilitante.

A CMP Prev é especialista em Direito Previdenciário, contando com um time de advogados especializados e com um histórico de sucesso na garantia do direito de auxílio-doença para seus clientes.

Entre em contato e agende um atendimento hoje ainda!

Receba em

primeira mão

Notícias sobre área da saúde e bem-estar

Ops já vai?

Dúvidas sobre aposentadoria?

Na CMPPREV, acreditamos que é possível se aposentar sem sair de casa. Conduzimos diversos casos previdenciários virtualmente de maneira prática, eficiente e segura, sempre prezando pela transparência com o cliente em cada etapa do caso.