O que é aposentadoria compulsória e como solicitar
1 Comentário
/
Por: Dr. Thiago Pawlick Martins
Assunto: blog
Por: Dr. Thiago Pawlick Martins | Assunto: Aposentadoria
A Aposentadoria por tempo de contribuição de professor é um benefício devido ao profissional que trabalha exclusivamente em funções de magistério em estabelecimentos de Educação Básica, como educação infantil, ensino fundamental e médio, e que cumprir os requisitos necessários para ter direito ao benefício.
As modalidades de aposentadoria para professores têm critérios e vantagens específicas da categoria. Isso porque, desde as primeiras legislações para os educadores, o regulamento vem para proteger esses profissionais tão importantes para a sociedade.
Acompanhe o texto até o final e entenda como funciona a Aposentadoria por tempo de contribuição de professor.
A aposentadoria de professor é um benefício concedido pelo INSS e destinado aos profissionais que trabalham em funções de magistério em estabelecimentos de Educação Básica – educação infantil, ensino fundamental e ensino médio. A Lei nº 9.394/1996 define esses profissionais de educação como:
Estes profissionais têm direto a uma regra diferenciada, em relação à aposentadoria comum. Ou seja, eles possuem uma aposentadoria com regras mais leves, como, por exemplo, a redução na idade mínima exigida.
Vale lembrar que não é possível somar o tempo de professor com o tempo de outras atividades e manter a vantagem da modalidade. Se assim optar, o segurado terá que se aposentar pelas regras comuns do INSS. Também não é possível converter o tempo de trabalho como professor em tempo comum.
Existem alguns tipos de aposentadoria para professores, principalmente após a Reforma da Previdência. Por isso que o benefício ideal irá depender da data que o profissional iniciou na atividade.
A nova legislação estabeleceu uma regra permanente válida após 13/11/2019 e também Regras de Transição para aqueles que estavam próximos de se aposentarem. São elas:
Além dessas, aqueles professores que possuem direito adquirido podem ainda se aposentar pelas antigas aposentadorias: Aposentadoria por tempo de contribuição e Aposentadoria por pontos. Eles precisam ter completando os requisitos exigidos por cada uma delas até a data em que a Reforma entrou em vigor.
Os requisitos da Aposentadoria por tempo de contribuição do professor são os seguintes:
Sendo assim, nesta regra, o INSS não exige uma idade mínima para solicitar a aposentadoria, apenas um tempo mínimo de contribuição. Como a Reforma da Previdência incluiu idade mínima na grande maioria das aposentadorias, a Aposentadoria por tempo de contribuição do professor, assim como outras Aposentadorias por tempo de contribuição, foi extinta na nova legislação.
Os professores que quiserem se aposentar pela Aposentadoria por tempo de contribuição após a Reforma da Previdência precisam ter completado os requisitos acima citados até 12/13/2019 e possuir direito adquirido.
O passo a passo de como solicitar a aposentadoria por tempo de contribuição funciona como em qualquer outra modalidade de benefício. Confira como realizar a solicitação:
Os documentos necessários para comprovar a atividade de professor e assim ter direito a aposentadoria são:
Além desses documentos, serão necessários os documentos de identificação do segurado com foto e CPF.
A forma de calcular o valor da aposentadoria dos professores também foi alterada pela Reforma da Previdência. Porém, para aqueles que possuem direito adquirido e podem se aposentar pela Aposentadoria por Tempo de Contribuição do Professor, valem as regras antigas, incluindo a maneira de calcular o benefício.
O cálculo será realizado com base na média aritmética de 80% das maiores contribuições realizadas multiplicada pelo fator previdenciário. O fator previdenciário é uma fórmula criada que diminui o valor das aposentadorias de pessoas consideradas novas pelo INSS.
Ela leva em consideração o tempo de contribuição, a idade e a expectativa de vida do segurado. Sendo assim, com a aplicação do fator, quanto mais novo for o contribuinte, menor será o salário final da aposentadoria.
Isto significa que, apesar da vantagem de se aposentarem mais cedo, os professores que optarem pela Aposentadoria por Tempo de Contribuição com uma idade baixa irão receber um valor mais baixo de benefício.
Como podemos ver, a Aposentadoria dos professores apresenta algumas particularidades, entre elas a redução em seu tempo de contribuição. Além disso, a Reforma alterou algumas regras do INSS, incluindo a exclusão da Aposentadoria por tempo de contribuição do professor.
Mas estes profissionais ainda podem se aposentar por essa modalidade se completaram os requisitos até novembro de 2019, quando a Reforma entrou em vigor. Este benefício poderá ser mais vantajoso para esse segurado que a legislação atual.
Ficou com alguma dúvida sobre a Aposentadoria por tempo de contribuição do professor? Compartilhe conosco aqui nos comentários. E lembre-se: a CMP Advocacia está à disposição para lhe auxiliar com todas as suas necessidades previdenciárias.
Por: Dr. Thiago Pawlick Martins
Assunto: blog
Por: CMP Advocacia
Assunto: Aposentadoria
Por: Dr. Victor Hugo Coelho Martins
Assunto: Aposentadoria
Por: Dr. Thiago Pawlick Martins
Assunto: Aposentadoria
Por: Dr. Victor Hugo Coelho Martins
Assunto: Aposentadoria
Por: Dr. Thiago Pawlick Martins
Assunto: Aposentadoria
Por: Dr. Thiago Pawlick Martins
Assunto: Aposentadoria
Por: CMP Advocacia
Assunto: Aposentadoria
O escritório Coelho, Martins e Pawlick Advocacia Previdenciária, é Banca de Advogados Previdenciaristas, fundada em 2011 e devidamente registrado nos quadros da Ordem do Advogados do Brasil, Seccional de Santa Catarina, sob o nº 1792. Nossa atuação usufrui dos aportes tecnológicos, utilizando eticamente as novas ferramentas de comunicação em prol da eficácia do trabalho prestado, e em conformidade com os parâmetros e limites da Lei nº 8.906/1994, que trata do Estatuto da Advocacia e Ordem dos Advogados do Brasil; da Resolução nº 02/2015, que Aprova o Código de Ética e Disciplina da Ordem dos Advogados do Brasil – OAB; e, do Provimento nº 94/2000, que dispõe sobre a publicidade, a propaganda e a informação da advocacia. Não prestamos consultas gratuitas. Nosso serviço de agendamento é o contato inicial com o cliente que busca nosso atendimento. Utilizamos para filtro inicial de assunto, demanda ou tema e – após identificado – há o encaminhamento para propositura de proposta de serviços administrativos ou jurídicos, bem como de honorários e percentuais de remuneração, em conformidade com a Tabela de Honorários Advocatícios mínimos aplicados pelas Seccionais da OAB vigentes em cada Estado da Federação e do Distrito Federal, para efeitos de aplicação do Artigo 22 da Lei nº 8.906/1994.