Advocacia digital: como funciona, vantagens, desafios e mais!
O desenvolvimento da tecnologia tem tornado a digitalização uma tendência em todas as áreas, principalmente após a pandemia do Covid-19. Isso acelerou a necessidade de adaptação e inovação no mundo inteiro.
Para se ter uma ideia, entre março e maio de 2020, as vendas de e-commerce no Brasil cresceram em 10 semanas o equivalente aos 10 anos anteriores, segundo um estudo da Atlantico. Mas o fenômeno não ficou restrito a esse segmento: o digital deixou de ser um aspecto extra para se tornar algo essencial em nosso dia a dia.
Na advocacia, não é diferente. As transformações no comportamento das pessoas diante da evolução tecnológica trouxeram a necessidade de mudança, levando ao surgimento do escritório de advocacia digital.
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O que é um escritório de advocacia digital?
O conceito de escritório de advocacia digital se refere a um novo modelo de negócio que usa recursos tecnológicos para realizar atendimentos e otimizar processos. No âmbito jurídico, a utilização de um escritório de advocacia digital é uma forma de se adaptar às novas necessidades dos clientes em meio à crescente digitalização.
Quando você pensa em um escritório de advocacia, provavelmente, faz uma associação com armários cheios de documentos e pilhas de papéis se acumulando sobre as mesas. Com o avanço desse modelo digital, contudo, esses espaços vêm substituindo os arquivos físicos pelos documentos digitais, e, o atendimento presencial, pelo formato online.
Isso não significa que o modelo tradicional de escritório irá desaparecer, afinal, há pessoas sem acesso à internet e algumas demandas que exigem soluções presenciais. Mas é certo que o digital crescerá cada vez mais, revolucionando a vida dos advogados e de seus clientes com resultados como agilidade e eficiência.
Como funciona um escritório de advocacia digital?
Pode-se dizer que o principal diferencial do escritório de advocacia digital está na forma de atendimento. O seu uso abre uma série de possibilidades para os clientes, que podem optar por vários canais de comunicação virtuais para falar com advogados especialistas. Valem formulários online, e-mail e até redes sociais, como WhatsApp e Facebook.
Os clientes conseguem tirar dúvidas e contratar serviços diretamente de suas casas, sem precisar ir presencialmente até o escritório do advogado. Isso torna o processo bem mais simples e cômodo.
Também é possível enviar e receber documentos diretamente por esses meios. Com isso, outra característica do escritório de advocacia digital é o armazenamento de arquivos em nuvem, com uma substituição dos papéis por documentos e processos digitais. A proposta garante mais sustentabilidade, segurança e organização dos arquivos.
Quais as vantagens de um escritório digital na advocacia?
Um dos maiores benefícios do escritório de advocacia digital é o oferecimento de maior conforto e comodidade ao cliente.
Hoje, grande parte das pessoas prefere resolver seus problemas de forma virtual – é por lá que fazem compras, pagam contas e agendam consultas médicas, por exemplo. Com o escritório de advocacia digital, elas conseguem tratar suas questões jurídicas de maneira online.
Esse atendimento acaba garantindo uma proximidade maior entre cliente e advogado, já que há disponibilização de um canal direto de contato que pode ser usado para orientações e retirada de dúvidas cotidianamente.
Além de ser mais conveniente e acessível, o modelo poupa tempo, considerando que o cliente não precisa perder minutos e até horas do seu dia com deslocamentos ou reuniões presenciais que poderiam ser facilmente resolvidas com um e-mail ou uma troca de mensagens instantâneas. Ou seja, há mais agilidade e praticidade.
A digitalização do escritório ainda permite que os clientes possam continuar com seus atendimentos mesmo em situações de mudanças ou viagens. As barreiras físicas são eliminadas e o escritório de advocacia pode se dedicar às pessoas em qualquer lugar do mundo.
A otimização do tempo também favorece os advogados, que, assim, conseguem aumentar a sua dedicação aos processos e acabam tendo mais produtividade, eficiência e velocidade na obtenção dos resultados.
Por fim, vale destacar que o escritório de advocacia digital prioriza o armazenamento de dados e documentos no ambiente virtual, o que traz mais segurança. Todas as informações necessárias sobre um determinado cliente ou processo podem ser encontradas de forma fácil e rápida, o que tanto pode agilizar a execução do trabalho e evitar problemas.
Quais os desafios da advocacia digital?
As ferramentas digitais surgiram para facilitar o nosso dia a dia. Porém, quando usadas de forma errada, podem acabar atrapalhando ao invés de ajudar. A advocacia é uma área tradicional que segue igual há muitos anos. O primeiro desafio da advocacia digital é mudar os hábitos dos profissionais e do escritório, aprendendo novas ferramentas.
Outro desafio é se adequar ao mundo digital que é muito mais acelerado e, ao mesmo tempo, mais enxuto. É necessário entender e aprender, também, recursos para aumentar a produtividade, especialmente para quem sempre busca resultados.
Gestão de tempo
Neste sentido, a gestão de tempo é muito importante. Se o advogado, por exemplo, não tiver disciplina para organizar sua agenda e resolver as tarefas do dia, é muito fácil ficar perdido.
No mundo digital, é muito fácil ter interrupções, seja por conta dos e-mails ou mensagens do WhatsApp. Passar o dia respondendo mensagens de profissionais e clientes pode prejudicar a produtividade e as entregas. Essas últimas devem ser prioridade nas tarefas do advogado.
Para resolver essa questão e seguir tendo resultados, basta ter uma agenda bem organizada, escolher canais de comunicação adequados e priorizar tarefas. Além disso, é importante ter momentos de descanso. Ser engolido pelo trabalho é fácil para quem está presente no celular, no laptop e em qualquer lugar que se vá.
Administração de tarefas
Saber como administrar as tarefas também é muito importante na advocacia digital. Os advogados lidam com uma agenda de multitarefas. É preciso separar as atividades para garantir que o dia seja mais produtivo.
Por exemplo, concentre as idas ao fórum para um único dia. Isso funciona também para um dia de reuniões. Ao redigir peças, separe um horário específico e desligue as notificações.
Parecem medidas simples, porém muitos profissionais acabam não realizando a administração de tarefas e se prejudicando por isso.
Conhecimento além do Direito
A advocacia digital pede novas habilidades a serem desenvolvidas pelos profissionais que vão além dos conhecimentos jurídicos. O advogado precisa saber operar uma série de recursos, como softwares jurídicos, questões básicas sobre site e também sobre redes sociais.
Também é interessante pesquisar um pouco sobre temas mais específicos, como SEO (Search Engine Optimization) e campanhas pagas. Outro ponto importante é conhecer o cliente e seu público, que é o que irá orientar a estratégia de marketing digital jurídico.
Estrutura enxuta
A infraestrutura de um escritório de advocacia é um dos principais custos da operação. Escritórios luxuosos e infraestruturas robustas já foram sinônimo de resultado. Mas o mercado e a clientela mudaram.
Os clientes estão mais interessados em pagar por soluções. O mercado, por sua vez, está percebendo que advogados que cobram honorários mais acessíveis porque possuem uma estrutura mais enxuta estão ganhando mais em relação ao dinheiro, mas também em visibilidade.
Lembrando que enxugar a estrutura não é uma regra, porém deve ser levado em consideração. Aqui o que irá contar é o perfil do cliente e o que ele valoriza.
Um escritório digital não prejudica o atendimento ao cliente?
Apesar do avanço da digitalização, algumas pessoas ainda têm certa resistência com relação ao atendimento online. No entanto, a proposta do escritório digital é utilizar a tecnologia para melhorar a vida do cliente, oferecendo um atendimento ágil, prático e eficiente, sem deixar de lado nenhum valor da advocacia tradicional.
Mesmo online, o serviço prestado não deixa de ser ético, humano e cuidadoso. Além disso, todas as dúvidas continuam sendo respondidas de forma didática e transparente. A ideia é manter a mesma qualidade de um atendimento presencial, com o diferencial de trazer muito mais facilidades e benefícios para o cliente.
Os processos também não são prejudicados, porque grande parte deles já ocorre de forma online. Na área previdenciária, por exemplo, praticamente tudo pode ser resolvido diretamente pelo site ou aplicativo do INSS. Nos processos judiciais, o acompanhamento pode ocorrer eletronicamente de qualquer lugar pelos sites dos tribunais de justiça.
Escritório digital da CMP
Aqui na CMP Advocacia Previdenciária, os clientes podem optar tanto pelo atendimento presencial, como pelo digital. Quem prefere contar com as facilidades do escritório de advocacia digital, pode entrar em contato com nossos advogados especialistas por WhatsApp ou por meio de uma consulta digital que pode ser agendada diretamente no site.
Depois, ainda é possível definir a melhor forma de dar andamento e acompanhar o processo, optando pelo atendimento mais prático para o seu caso.
A CMP também oferece uma série de conteúdos jurídicos de alta qualidade online, permitindo que qualquer pessoa tenha acesso fácil a informações essenciais de questões previdenciárias por meio do seu blog, canal no Youtube e perfis no Instagram e Facebook.
Nessas redes, advogados especialistas respondem cotidianamente diversas dúvidas que surgem de interações, em um modelo inovador de prestação de serviços jurídicos.
A advocacia digital está abrindo novos rumos para os advogados e para os escritórios de advocacia. Isso acontece desde a nova forma de se relacionar, se comunicar e atender os clientes como nas novas áreas dentro do jurídico que estão surgindo.
Cabe aos advogados encontrarem formas de se adequarem. Encontrando soluções digitais para trabalharem e atuando sempre com ética e respeito profissional seja no físico ou no virtual.